3 tecnologias que simplificam a gestão municipal

A tecnologia da informação é uma forte aliada dos processos de gestão em geral, pois otimiza as atividades a serem desenvolvidas, elimina o retrabalho e ainda simplifica a emissão de relatórios, entre outros benefícios. As prefeituras podem tirar proveito da tecnologia para aperfeiçoar a gestão municipal e o uso recursos público. Em Santa Catarina, mais de 270 municípios já utilizam soluções inovadoras de custo acessível, que além de tornar mais ágil o atendimento dos cidadãos também promovem a transparência.

Saiba mais sobre os sistemas para a gestão municipal

Gestão Tributária

O uso de sistemas torna a gestão tributária mais eficiente e reduzem a sonegação fiscal. É possível fazer a Gestão do Simples Nacional com um software que analisa os dados declarados à Receita Federal. Diariamente o município pode acompanhar e fiscalizar a atuação fiscal das empresas optantes pelo Simples Nacional. A abertura de novas empresas também pode ser feita através de um sistema que integra os dados de todos os envolvidos no processo, como: município, Junta Comercial, Secretaria de Estado da Fazenda e Receita Federal. O registro das operações de prestação de serviços dos estabelecimentos municipais também pode ser feito através da Nota Fiscal Eletrônica, que substitui o documento em papel com economia e segurança.

Gestão de Obras

O atraso na execução de obras é outro problema que está com os dias contados. Com um Programa de Gestão de Obras os municípios conseguem acompanhar a execução de diversas obras simultaneamente. O controle dos cronogramas de execução e prestação de contas se torna mais ágil e eficaz. Além disso, a gestão municipal também administra com mais facilidade os convênios federais, contratos de empreitadas e termos aditivos, seguindo os padrões estabelecidos pela Caixa Econômica Federal. A tecnologia pode reduzir em menos de 10% o tempo de execução das obras, economizando recursos públicos e aumentando a qualidade.

Gestão das Câmaras

As Câmaras de Vereadores também podem usufruir da tecnologia para divulgar as ações do poder legislativo. É uma alternativa para dar visibilidade aos projetos que tramitarão na Câmara. Além de inserir a Câmara de Vereadores no meio digital, o Programa de Gestão facilita o acesso às informações públicas, através do acompanhamento online dos Projetos de Lei e demais normativos em tramitação. Todos esses benefícios ainda geram economia de recursos, pois contribuem para o atendimento da Lei de Acesso à Informação, o site tem um espaço específico para a divulgação de concursos, licitações, publicações oficiais e legislação.

O CIGA é um consórcio público destinado a prover soluções tecnológicas para a melhoria da gestão pública. Conheça todos os sistemas oferecidos pelo CIGA para contribuir com a gestão municipal através da economia de recursos públicos e melhoria nos serviços de tecnologia. Saiba como se tornar um consorciado e conheça todos os sistemas que podem ser implantados no seu município.

Foto: Skitterphoto/CC