Catarinenses são destaque na Escala Brasil Transparente

Created with Sketch.

Catarinenses são destaque na Escala Brasil Transparente

Sete municípios figuram na lista dos 20 mais transparentes do país.

Foi divulgada recentemente a Escala Brasil Transparente (EBT), um índice criado para avaliar a transparência pública dos municípios e Estados brasileiros. Com ela é possível avaliar quem está cumprindo a Lei de Acesso à Informação, com notas de zero a dez, é possível criar um panorama de todo o país.

Santa Catarina alcançou a nota 9,17, figurando entre os estados mais transparentes do país. Ceará e São Paulo lideram a lista, ambos com nota máxima, seguidos pelos Estados do Sul e por Sergipe. Amapá e Rio Grande do Norte são os últimos colocados, com nota zero.

No ranking dos municípios Apiúna lidera a lista, Frei Rogério aparece na 4ª posição, seguido por Correia Pinto. Imbuia ficou em 7º e Florianópolis foi o 11º. Monte Carlo ficou na 16º colocação, seguido por Bombinhas. Em Santa Catarina, oito municípios tiveram nota acima de 6, enquanto apenas quatro tiraram a nota mínima.

[responsive]escala_brasil_transparente_1[/responsive]

Entre os municípios que alcançaram melhores desempenho, Frei Rogério, Correia Pinto e Monte Carlo utilizam o Diário Oficial dos Municípios fornecido pelo CIGA, com ele fazem a divulgação online dos atos oficias administrativos, ampliando a visibilidade de suas ações e atendendo a lei da transparência pública. Os dois primeiros citados e Bombinhas também utilizam o Programa de Gestão Tributária, que facilita a atividade fiscal e tributária.

Se o seu município não aparece na lista, é porque esta foi só a primeira amostragem da Escala Brasil Transparente, que avaliou apenas municípios selecionados, com até 50 mil habitantes e todas as capitais e Estados. Em Santa Catarina, foram 26 cidades avaliadas, o que equivale a 9% do total de municípios. O resultado foi divulgado pela Conroladoria-Geral da União, que desenvolveu a metodologia para monitorar a transparência pública.

O CIGA pode contribuir com a gestão pública através dos sistemas que oferece, para a melhoria de serviços de tecnologia, promoção da gestão municipal e compartilhamento de informações, além da significativa economia de recursos públicos. Entre em contato com o CIGA e saiba mais sobre como simplificar a Gestão Tributária, das Câmaras de Vereadores e de Obras, conheça também o Diário Oficial dos Municípios.

 

Fonte: Controladoria Geral da União
Foto: Divulgação/Shutterstock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support