Como transformar seu município em uma cidade inteligente?

Como transformar seu município em uma cidade inteligente?

cidade-inteligente

Com o objetivo de ajudar a responder essa pergunta o evento Smart City Expo foi realizado recentemente em Curitiba. O encontro reuniu lideranças municipais, pesquisadores e empresas para discutir os conceitos de cidades inteligentes, inovação e soluções que podem contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

O futuro da tecnologia

Um dos destaques do evento foi um debate que reuniu os prefeitos de Curitiba, Rafael Greca; Joinville, Udo Döhler; Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto; Guarulhos, Gustavo Costa e São José dos Campos, Felício Ramuth. Vale ressaltar que os três primeiros municípios são consorciados ao CIGA.

Os prefeitos falaram sobre como fazer o bom uso da tecnologia para melhorar os serviços e a qualidade de vida nas cidades. Além disso, também foi abordado o alto retorno sobre o investimento em tecnologia. Os gestores municipais relataram algumas de suas experiências e o impacto positivo do bom uso da tecnologia.

O prefeito de Curitiba defendeu que é preciso provocar a inovação. Um exemplo disso é o conceito “Vale do Pinhão”, criado com a intenção de atrelar o nome da cidade com a tecnologia. A medida já está rendendo frutos com startups que se destacam internacionalmente e projetos educacionais voltados para ensinar robótico e difundir a tecnologia nas escolas.

O Smart City Expo Curitiba também contou com uma exposição para apresentar projetos e oportunidades de negócios. Destaque para os serviços de monitoramento, reconhecimento facial e rastreamento de pessoas, que ocuparam grande parte da feira. Com essas tecnologias é possível identificar pessoas em ambientes públicos, como ruas terminais de passageiros e acompanhar o trajeto feito por elas.

Foto: Divulgação/CIGA