CIGA lança canal de Ouvidoria para receber manifestações

Created with Sketch.

CIGA lança canal de Ouvidoria para receber manifestações

canal de Ouvidoria

Para simplificar o recebimento de manifestações o CIGA lançou seu canal próprio de Ouvidoria. O espaço é destinado para o recebimento de sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. Este canal deve facilitar a interlocução entre servidores, agentes públicos e cidadãos com o CIGA.

Como funciona a Ouvidoria do CIGA?

A Ouvidoria do CIGA já está apta para receber as manifestações do público. O processo será o seguinte: receber, analisar, orientar e encaminhar para os setores responsáveis (quando necessário) para o tratamento ou apuração das informações recebidas. Segundo a Lei 13.460/17, o prazo para responder às manifestações é de 30 dias. Este prazo pode ser prorrogado uma única vez, desde que haja uma justificativa, por mais 30 dias.

Segundo o controlador interno do CIGA, Henrique Pereira Machado, essa demanda surgiu a partir da própria Lei 13.460/17, que impôs aos municípios a necessidade de uma ouvidoria própria até meados deste ano. “Como o CIGA é um ente de 318 prefeituras, optamos por ter o nosso próprio canal de ouvidoria.

Para o desenvolvimento da Ouvidoria foi utilizado o mesmo sistema de atendimento já utilizado pelo CIGA. Porém, foi criado um espaço específico para a Ouvidoria, com login de acesso para garantir a segurança e o sigilo das manifestações. Com isso, somente as pessoas autorizadas podem visualizar as mensagens.  

“Todas as demandas recebidas pela Ouvidoria geram automaticamente um número de protocolo e toda a comunicação com os interlocutores é feita via sistema, isso garante a discrição das das mensagens”, afirma Henrique. A principal vantagem de o CIGA ter um canal próprio é conseguir tratar de forma rápida e eficiente qualquer demanda que surja via Ouvidoria.

O CIGA possui sistemas que têm um grande fluxo de acesso,  como o Diário Oficial dos Municípios. Por isso, é importante manter um canal de ouvidoria para resolver eventuais solicitações de maneira eficaz.

Quais tipos de manifestação a Ouvidoria do CIGA recebe?

Solicitação

É indicada para solicitar alguma providência por parte da administração do CIGA.

Sugestão

É recomendada para propor ideias ou propostas de aperfeiçoamento das políticas e serviços prestados pelo consórcio.  

Denúncia

É indicada para comunicar a prática de ato ilícito, principalmente nos casos em que a solução depende da atuação dos conselhos do CIGA ou outros órgãos relacionados ao consórcio.

Reclamação

É recomendada para demonstrar a insatisfação relativa a algum serviço público.  

Elogio

É indicado para demonstrar a satisfação por algum serviço oferecido pelo CIGA ou valorizar algum atendimento recebido.
Se você tem alguma manifestação para fazer na Ouvidoria do CIGA acesse: https://ciga.sc.gov.br/ouvidoria.

Foto: Shutterstock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support