Conselho de Administração do CIGA realiza Reunião Ordinária

O Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA realizou recentemente mais uma Reunião Ordinária do Conselho de Administração. Destacamos a presença do presidente do CIGA e prefeito de Braço do Trombudo, Charles Rafael Schwambach, do vice-presidente do Consórcio e prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos e do segundo secretário do CIGA e prefeito de Ilhota, Daniel Christian Bosi. Na ocasião, foi homologada a adesão de novos municípios consorciados.

[responsive]reunião-ordinária-1[/responsive]

Atualmente o CIGA conta com 273 municípios consorciados, destes 268 são catarinenses. Somente este ano foram 38 novos consorciados.  Os novos integrantes do consórcio são os seguintes municípios catarinenses: Ponte Alta, São José do Cerrito, Blumenau, Rio dos Cedros, Anitápolis, Santa Rosa de Lima, Vargem, Pedras Grandes, Treze de Maio, Sul Brasil, Witmarsum, Pinhalzinho, Dona Emma, Balneário Arroio do Silva, Barra Bonita, Bom Jesus, Tangará, Rio do Oeste, Rio das Antas, Bocaina do Sul, Jardinópolis, Guaraciaba, Arabutã, Urupema, Rio do Campo, Rio Rufino, Paraíso, Guatambu, Arvoredo, Itajaí, Imbuia, Major Gercino e Otacílio Costa.

As cidades baianas Salvador, Simões Filho e Camaçari também ingressaram no Consórcio, assim como Itu (SP) e Curitiba(PR). O presidente do CIGA, Charles Rafael Schwambach, ressaltou o crescimento do Consórcio e os benefícios do ingresso de grandes municípios de outros Estados, que processam um grande número de dados no Sistema do Simples Nacional. Programa este, que já teve quase 9 milhões de CNPJs processados, além de cerca de 300 milhões de pagamentos e aproximadamente 500 milhões de declarações e boletos registrados na base.

Durante a reunião também foi apresentado um panorama atualizado das atividades do CIGA, que conta atualmente com 6.500 usuários cadastrados nos sistemas que oferece. Confira (abaixo) os números que descrevem a operação do Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina. O Estado do Espírito Santo, que também utiliza o mesmo sistema já publicou 21 mil atos.

O diretor executivo do CIGA, Gilsoni Lunardi Albino, destacou os dados dos demais sistemas, selecionamos alguns para citar aqui. O Registro Mercantil Integrado – REGIN, por exemplo, possui mais de três mil usuários e realizou mais de 31 mil atendimentos em um ano. O recém-lançado Sistema de Gestão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica emitiu em um mês 8 mil notas.

A pauta do dia contou ainda com diversas deliberações, entre elas a aprovação para a produção de um Informativo do CIGA, que em breve terá sua primeira edição publicada.

Números do Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina

772 mil atos publicados;