Conselho de Administração do CIGA realiza primeira reunião virtual

Conselho de Administração do CIGA realiza primeira reunião virtual

Neste mês o Conselho de Administração do CIGA se reuniu para validar a prestação de contas do primeiro semestre, aprovar o plano de atividades para os próximos meses e deliberar sobre outros assuntos de interesse dos municípios consorciados. Esta foi a primeira Reunião Ordinária 100% digital, realizada por meio do aplicativo de videoconferências Zoom.

Este foi mais um exemplo de que a tecnologia pode simplificar os processos e reduzir custos. A reunião contou com a presença do prefeito de Luzerna e presidente do CIGA, Moisés Diersmann e do prefeito de São Martinho e vice-presidente do CIGA, Robson Jean Back, que juntamente com o diretor da FECAM, Rui Braun e os membros da equipe do consórcio, deliberaram sobre os assuntos em pauta.

Planejamento orçamentário e novos projetos

Um dos principais pontos abordados durante a reunião foi o planejamento orçamentário, tanto para o próximo semestre, quanto para 2019. O Conselho de Administração aprovou a manutenção dos valores vigentes. Sendo assim, os municípios consorciados não precisarão se preocupar com reajustes. Além disso, alguns sistemas terão os valores reduzidos em quase 50% do valor atual. É o caso do G-Obras, que passará a ser cobrado por faixa populacional, diminuindo assim o seu custo para os municípios.

Durante a reunião também foram abordados os projetos que serão executados agora, no segundo semestre. Dentre eles estão alguns portais, para reunir iniciativas relacionadas à boas práticas na gestão pública, inovação e consórcios públicos. Além disso, também será desenvolvido o projeto posse sustentável, ligado ao controle de animais cães e gatos.

Panorama atual do CIGA e transparência pública

Atualmente o CIGA possui 312 municípios consorciados, em Santa Catarina são 291. O restante são cidades do Acre, Bahia, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo e Sergipe. Todas as informações relacionadas à transparência pública do CIGA ficam disponíveis aos consorciados e demais interessados. Para acompanhar basta acessar o Diário Oficial dos Municípios (DOM/SC) ou o próprio site do CIGA.

 

Crédito: rawpixel.com