Dia do Professor: homenagem aos profissionais da educação

Dia do Professor

A poetisa Cora Coralina disse que: feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina. Frase que reflete a atividade do professor, afinal quem ensina, aprende ao ensinar. Enquanto quem aprende, ensina ao aprender. O dia do professor é comemorado hoje, 15 de outubro.

A origem do dia do professor vem do Brasil Imperial, quando em 1827 foi assinado o decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil. Segundo o documento, todas as cidades, vilas e lugarejos deveriam ter escolas. Mais de cem anos depois, em 1947, veio a ideia de transformar a data em feriado, surgindo assim a tradição de homenagear os professores.

O dia do professor é cheio de desafios

Mais do que homenagens, o CIGA acredita que os professores devem receber o nosso respeito, admiração e reconhecimento. Afinal, sem o professor não existe nenhuma das profissões, especializações e habilitações, muitas delas imprescindíveis para o nosso dia a dia. O dia do professor é um só, mas eles precisam ser valorizados todos os dias.

O filósofo, educador e professor Mario Sergio Cortella, em entrevista ao Estadão, citou alguns dos desafios que os professores encontram no mercado de trabalho. Os métodos de ensino são do século 19, os professores seguem preceitos do século 20 e os alunos estão no século 21. O dia do professor também deve ser para refletir essa situação, a mudança dos métodos de ensino e professores deve ser mais rápida para acompanhar a evolução social.

“Temos que partir do universo vivencial que o aluno carrega para chegar até aquilo que de fato é necessário acumular como cultura produzida pela humanidade. Hoje, a escola não pode ser extremamente abstrata como no meu tempo. O conteúdo tem de ser conectado com o dia a dia”, resume Cortella.

Quem foram os seus maiores mestres? Quais os aprendizados você nunca esqueceu, aplicou no dia a dia e repassou para outras pessoas? Lembre-se de agradecer aos seus professores neste dia do professor. Faça a sua parte!

Foto: Divulgação/Shutterstock