Diário Oficial dos Municípios: conheça os benefícios

Com a internet ficou muito mais fácil e econômico para os municípios divulgarem seus atos oficiais.

A internet facilitou o acesso à informação, com ela ficou mais fácil ter acesso a vários tipos de conteúdo, entre eles as publicações legais. Com a internet ficou muito mais fácil de os municípios divulgarem suas ações, sejam elas portarias, contratos, concursos, estatutos, entre outros. O Diário Oficial dos Municípios é uma ferramenta que facilita essa publicação de atos oficiais administrativos de Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Fundações e Autarquias.

Todas as publicações ficam disponíveis em www.diariomunicipal.sc.gov.br e acessíveis para qualquer cidadão, muito mais fácil do que nos tempos em que era preciso ir à Prefeitura para acompanhar o mural ou comprar vários jornais em busca do conteúdo de interesse. O Diário Oficial dos Municípios é publicado diariamente e pode ser consultado em qualquer momento, todas as publicações ficam disponíveis para busca. No site é possível ver as estatísticas das publicações por período, que pode ser compreendido por mês ou ano.

O Diário Oficial dos Municípios foi criado em 2008 e cinco anos depois já tinha mais de 100 municípios utilzando o serviço. Atualmente já foram publicados mais de 700 mil atos. As Portarias lideram o ranking, são mais 225 mil, seguidas pelos Contratos, que alcançam 140 mil publicações, depois vêm as Licitações, que já somam 105 mil. No site do Diário Oficial dos Municípios você pode conferir estes e outros dados selecionando a opção Estatísticas.

Talvez você esteja se perguntando, mas entre tantas publicações como eu poderei encontrar algo relacionado ao meu município? O sistema oferece a opção de Pesquisa Avançada, onde o usuário pode refinar a busca, para otimizar os resultados. Ao selecionar a Pesquisa Avançada será possível pesquisar por palavras específicas, excluir termos que você não deseja que apareçam entre os resultados, selecionar categorias e período de publicação. Com isso o resultado será mais assertivo, com maior chance de você encontrar rapidamente o que procura.

Outro benefício da Pesquisa Avançada é a possibilidade de criar alerta de publicação para determinada busca, basta você informar um endereço de e-mail e o sempre que for publicado algo do seu interesse você será informado. Um jeito mais fácil e simples de acompanhar informações sobre concursos ou licitações, por exemplo. Você também pode usar o RSS para ficar sabendo quando uma informação do seu interesse é publicada.

As Prefeituras que utilizam o Diário Oficial dos Municípios economizam recursos na publicação de atos oficiais, podendo investir esta verba em outras áreas. Em 2014 a economia gerada foi de aproximadamente 35 milhões, num comparativo com outros canais de divulgação, como jornais, por exemplo. Para contratar o Diário Oficial dos Municípios basta tornar-se um consorciado do CIGA. Confiram mais detalhes aqui.

[responsive][responsive]Diário Oficial dos Municípios: conheça os benefícios