Saiba como economizar com o Diário Oficial dos Municípios

Economia é a palavra de ordem para quem administra recursos públicos, mas o gestor também deve ficar atento à qualidade dos serviços e produtos contratados. Um bom exemplo de economia é o Diário Oficial dos Municípios, um recurso que pode economizar até 98% das receitas municipais, tornando as publicações legais mais acessíveis para os cidadãos.

Ficou interessado? Vamos explicar melhor. Imagine que a publicação de um ato oficial num jornal local ou no Diário Oficial do Estado custe cerca de R$ 200. Comparando ao custo médio para a publicação no Diário Oficial dos Municípios, que é R$ 4,38, chegamos aos 98% de economia. Se levarmos em conta que em 2015 o Diário Oficial dos Municípios teve aproximadamente 230 mil atos publicados, chegamos a uma economia de 45 milhões em apenas um ano.

O Diário Oficial dos Municípios em números

Os municípios que utilizam o Diário Oficial dos Municípios enviam a comunicação legal até às 8 horas da manhã de cada dia útil e a edição é publicada às 15h do mesmo dia. Desde o lançamento do Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina, já foram publicados mais 858 mil atos, entre 2008 e 2015. Sendo que, no ano passado a média diária foi de 800 atos publicados, somente no Estado catarinense. Foram 172 municípios utilizando a ferramenta, além de 373 entidades, entre fundações, autarquias e Câmaras de Vereadores.

Saiba o que pode ser publicado no Diário Oficial dos Municípios

Atualmente a grande maioria das publicações feitas no Diário Oficial dos Municípios é sobre avisos de licitações e extratos de contratos. Entretanto, a ferramenta também pode ser usada para publicidade de outros atos administrativos, como: leis, decretos, portarias, prestações de contas e editais de concursos públicos, que despertam grande interesse na população. As notificações de trânsito também podem ser publicadas automaticamente, por meio da integração com o Sistema DETRANNET.

Como o Diário Oficial dos Municípios contribui para a transparência

Todas as publicações feitas no Diário Oficial dos Municípios ficam disponíveis para a consulta pública, atendendo a Lei da Transparência e facilitando o acesso da população às informações. Com o uso da tecnologia para a divulgação de atos oficiais, a sociedade pode acompanhar tudo o que acontece no seu município, de forma rápida, simples e eficaz. Além de tornar o poder público mais próximo dos cidadãos, o Diário Oficial dos Municípios também contribui para a redução da corrupção e aumenta a participação social.

Clique no link e confira o post que destaca outros benefícios do Diário Oficial dos Municípios. Se você já usa a ferramenta, compartilhe conosco os resultados alcançados.

Crédito de imagem: www.lifeofpix.com/CC