Etiqueta digital: você sabe como escrever na internet?

Etiqueta digital: você sabe como escrever na internet?

Etiqueta digital: você sabe como escrever na internet?

Você já ouviu falar em “netiqueta”? Esse é o termo usado para descrever a etiqueta na internet, ou seja, as boas práticas no uso das ferramentas digitais. Seja mundo corporativo, na gestão pública ou nas as atividades do cotidiano você vai precisar enviar e responder e-mails, escrever comunicados, solicitar orçamentos, dentre outras atividades, por isso deve ficar atento às regras da comunicação na era digital.

A professora Fernanda Bérgamo explica que a internet não requer tanta formalidade, mas é preciso cuidar com o excesso de descontração e com regras básicas como: objetividade, clareza, atenção e com a própria redação. Por exemplo: prezado e caro não são sinônimos, você deve escolher a opção mais adequada de acordo com quem for o destinatário.

5 regras de etiqueta digital

1) Não escreva tudo em maiúsculo

Jamais escreva um texto, um e-mail ou qualquer outro texto na internet usando somente letras maiúsculas. Este recurso torna a leitura muito cansativa, além disso, na internet as letras em caixa alta representam gritos. Portanto, seja agradável com seus leitores e varie entre letras maiúsculas e minúsculas. A chance de a sua mensagem ser lida até o fim se torna muito maior.

2) Seja claro no assunto dos e-mails 

O assunto do e-mail é como uma chamada de jornal, responsável por atrair os leitores para a notícia. A diferença é que o volume de e-mail pode ser muito maior do que a quantidade notícias. A dica é escrever o assunto do e-mail de forma objetiva e clara a fim de torná-lo uma prioridade para quem recebe. Lembre-se que você pode usar recursos adicionais para destacar sua mensagem, como por exemplo: [Redação Digital] Dicas para a gestão pública.

3) Seja objetivo nas mensagens 

Quem atua no serviço público sabe que o fluxo de e-mail é muito intenso, portanto é fundamental objetividade na mensagem. Vale lembrar que as mensagens enviadas por e-mail são válidas para documentar processos internos e servir como referência em auditorias. Portanto, evite o excesso de informalidade, o exagero na pontuação e as tradicionais carinhas, os emoticons.

4) Cuidado com as informalidades 

É comum vermos palavras usadas como sinônimos, quando na verdade as expressões não têm o mesmo significado. Um exemplo clássico é usar o termo “caro”, para substituir “prezado”. Então, fique atento desde a escolha da saudação para escrever um e-mail profissional, com comunicação curta e objetiva.

5) Não deixe e-mail sem reposta 

Por fim, responda todos os e-mails recebidos. Quem enviou a mensagem aguarda, no mínimo, uma confirmação de recebimento. Mesmo que você não saiba como proceder ou o que responder, é importante sinalizar que o e-mail foi recebido, encaminhado ou aguarda um posicionamento dos gestores, por exemplo.

Você tem mais alguma dúvida sobre etiqueta digital? Deixe seus questionamentos nos comentários.

 

Foto: Shutterstock

Os comentários estão fechados.