Lei de Acesso à Informação completa três anos

Created with Sketch.

Lei de Acesso à Informação completa três anos

Ela contribui para que o cidadão acompanhe e fiscalize a atuação pública.

A Lei de Acesso à Informação foi sancionada em 2011 e passou a valer a partir de maio de 2012, este mês ela completa três anos, mas ainda tem muita gente que se pergunta: afinal, o que é a Lei de Acesso à Informação? Ela regulamenta o direito de qualquer pessoa solicitar e receber informações de órgãos e entidades públicas de forma gratuita e sem a necessidade de apresentar o motivo. Este direito é previsto pela Constituição, mas até então não era regulamentado.

A Controladoria-Geral da União – CGU é o órgão responsável por estimular a transparência, combater e prevenir a corrupção em todo o território nacional. Segundo a CGU, o governo federal recebeu mais de 270 mil pedidos de informação e respondeu mais de 98%, num tempo médio de resposta de aproximadamente 13 dias. A Lei determina que a resposta seja feita em até 20 dias, prorrogáveis por mais dez.

“A corrupção vai além de uma questão de caráter, ela também é uma questão de oportunidade. Então, a transparência é uma ferramenta essencial para inibirmos a corrupção, porque qualquer cidadão, de qualquer município tem acesso às informações públicas”, afirmou o ministro da CGU, Valdir Simão.

O CIGA contribui com órgãos e entidades públicas oferecendo soluções tecnológicas para o aperfeiçoamento da gestão pública. Com um custo acessível, os municípios consorciados tornam públicos os seus atos de forma simples, rápida e eficiente, atendendo a Lei de Acesso à Informação e estabelecendo um canal de comunicação com os cidadãos.

Assim como qualquer cidadão pode solicitar informações públicas, pode também sugerir ao seu município a utilização dos sistemas oferecidos pelo CIGA. Em Santa Catarina já são mais de 240 municípios consorciados que utilizam as soluções inovadoras, com custo mais acessível para a gestão, municípios da Bahia também já se consorciaram. Conheça mais sobre o CIGA e recomende ao seu município!

 

Fonte: Empresa Brasileira de Comunicação
Foto: Divulgação/Shutterstock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support