Diário Oficial dos Municípios – DOM/SC – chega à edição de número 1500

Diário Oficial dos Municípios – DOM/SC – chega à edição de número 1500

 

O Diário Oficial dos Municípios – DOM, mantido pelo Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA, chega nesta quarta-feira (02) à edição de número 1500. No ar desde 5 de junho de 2008, o DOM/SC atinge a marca de 1500 edições com quase 500 mil atos publicados. Entre os temas destacados: nomeação de membros de conselhos municipais, tomada de preços, licitação, planos de carreira dos servidores, convocação de candidatos a vagas de trabalho, nomeação de cargos e vários outros referentes à administração pública dos municípios do estado.


O DOM/SC é um meio de publicidade oficial eletrônica e se adequa aos moldes da Lei de Acesso à Informação que passou a vigorar no dia 16 de maio de 2012, pois permite o acesso por qualquer pessoa, a qualquer momento, e todo ato tem validade legal. Desde seu lançamento, o número de atos publicados vem crescendo anualmente, a média diária de publicações é de 670 enquanto por mês a média fica em 13.400 atos.

domsc 1a publicacao

A primeira publicação do Diário Oficial foi do município de José Boiteux sobre o Processo Licitatório 40/2008, seguida de publicações do próprio CIGA.

 

Atualmente, 142 municípios, têm o DOM/SC como veículo oficial de publicação legal e divulgação dos atos processuais e administrativos. Nesses seis anos, os municípios que mais publicaram atos foram Fraiburgo e Videira.


Para poder publicar no Diário, o município precisa ser consorciado ao CIGA. Como o produto é desenvolvimento de forma consorciada e sem fins lucrativos, o custo de publicação é menor para o município que paga valor fixo mensal independente do número e tamanho dos atos, que na média ficam em R$ 4,00 por ato. O DOM/SC traz  também publicações da FECAM, da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS, da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM, do próprio CIGA, além de outros consórcios intermunicipais. Uma vez que o município ingressa no CIGA e institui o DOM/SC como veículo oficial de publicação legal, o Diário também fica disponível para outros órgãos municipais, como Câmara de Vereadores e fundações.


Segundo o Prefeito de Herval d’Oeste e Presidente do CIGA Nelson Guindani, publicar no DOM/SC significa mais do que economia de recursos públicos, significa uma gestão voltada a transparência pública, a impessoalidade e a eficiência, o presidente considera ainda que o sucesso do DOM é fruto dessa visão dos gestores voltados ao cidadão e também da cultura  do associativismo intermunicipal e cooperação com as associações de municípios.

 

 

 

Clique aqui para ver a 1500ª edição.Equipe do DOM / CIGA:
domsc 1500-Edicao1500 ciga 800

 

 

Os comentários estão fechados.