Você sabe por que os prefeitos devem governar o mundo?

Atualmente mais da metade da população mundial mora em cidades. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) 84,36% dos brasileiros vivem em áreas urbanas e o Brasil está entre os países com maior número de cidades do mundo, são 5.570 municípios. Por isso, os prefeitos precisam assumir seu papel de liderança para enfrentar os desafios da era moderna.

O título deste post foi inspirado no TED Talk “Why mayors should rule the world“, de Benjamin Barber, autor e teórico político norte-americano. Barber, que faleceu recentemente, defendia que o futuro do mundo depende de políticos que implementem mudanças práticas diariamente. Os gestores públicos que estão acostumados a essa rotina mais ágil são os prefeitos.

O que fazem os prefeitos?

Para Benjamin Barber, muitas vezes parece que os políticos federais trabalham mais para criar impasses do que para resolver efetivamente os problemas. Com isso, os prefeitos precisam atuar com criatividade e responsabilidade para atender as demandas da população e manter o nível de confiança. Afinal, é com o prefeito que o cidadão encontra diariamente na fila do supermercado, no trânsito, num evento da escola local, etc.

Barber escreveu diversos livros, dentre eles If Mayors Ruled the World, que ressalta o quanto os governos descentralizados podem ser mais flexíveis. O livro levou à fundação do Global Parliament of Mayor, um parlamento global de prefeitos, órgão de governança para prefeitos de todos os continentes. E, foi assim que ele foi parar no palco de um TED Talk para falar sobre “por que os prefeitos devem governar o mundo”.

3 características comuns aos prefeitos

1) São pragmáticos e solucionadores de problemas.

2) Normalmente são do lugar em que governam, ou seja, são parte da vizinhança.

3) Têm um nível de confiança maior do que as demais autoridades políticas.

Assista ao TED Talk de Benjamin Barber e entenda melhor porque ele destaca essas três características. Clique aqui.

O que é TED Talk?

A TED é uma organização sem fins lucrativos criada com o propósito de espalhar boas ideias. Para isso, foram criados os TED Talks, que são apresentações rápidas, com no máximo 18 minutos. Milhares de pessoas em todo o mundo já compartilharam suas histórias, seus pensamentos e ideias. Os 20 TED Talks mais populares estão disponíveis neste link.

Foto: TED Talk/Divulgação