Projeto Líder visa o desenvolvimento regional dos municípios da AMUREL

Projeto Líder visa o desenvolvimento regional dos municípios da AMUREL

O projeto Líder é um programa de mobilização, qualificação e integração de lideranças com o propósito de desenvolver a região da Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL). A iniciativa tem se firmado como um estímulo ao alinhamento das demandas dos planos locais e à convergência das políticas de fomento estaduais e nacionais.

O vice-presidente do CIGA e prefeito de São Martinho, Robson Jean Back é quem preside a AMUREL e conduziu todas as ações do Programa Líder até agora. A iniciativa conta com o apoio do Sebrae (SC), da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Associação Brasileira de Municípios (ABM).

Como funciona o Programa Líder na prática?

O Programa Líder foi concebido para mobilizar e apoiar as lideranças da região da AMUREL para uma melhor utilização das vocações e otimização dos recursos locais, com ênfase nos pequenos negócios. Para isso, a iniciativa foi dividida em quatro pilares: estratégico, de integração, de qualificação e por fim de institucionalização.

Dimensão estratégica – Seu objetivo é iniciar a construção do Plano Estratégico Regional.  

Dimensão de integração – O propósito é alcançar as grandes os grandes representantes do desenvolvimento regional e suas lideranças.

Dimensão da institucionalização – O aspecto principal é propiciar ao grupo o desenvolvimento da rede regional de desenvolvimento estruturada a partir do objetivos comuns.

Dimensão da qualificação – A intenção é estimular entre os participantes a compreensão dos conceitos e métodos utilizados para a elaboração de planos estratégicos e ampliar a habilidade de negociação e construção compartilhada de objetivos.

Para atender a cada uma das etapas citadas acima o Programa Líder promoveu diversas ações, como oficinas, palestras e dinâmicas. O desenvolvimento das atividades e resultados alcançados foram compartilhados entre os participantes promovendo a integração e a evolução conjunta.

8º Seminário do Programa Líder

No mês passado foi realizado o 8º encontro do Programa Líder, que reuniu as lideranças locais e convidados em Gravatal. Diversas entidades, organizações e representantes da sociedade civil organizada marcaram presença no encontro. O Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA) esteve representado por seu diretor-executivo, Gilsoni Lunardi Albino.

A participação do CIGA no encontro se dá pelo fato da contribuição que o consórcio pode dar ao programa. Um exemplo é o Banco de Boas Práticas na Gestão Pública Municipal, que é uma iniciativa mantida pelo CIGA, juntamente com a Federação Catarinense de Municípios para compartilhar experiências positivas e fomentar a inovação no âmbito municipal. Além disso, o CIGA também pode contribuir com o Programa Líder fornecendo soluções que envolvam a tecnologia.

Quer saber mais sobre o Programa Líder? Acesse o site da AMUREL.