Servidor público, você pode fazer a diferença!

Servidor público, você pode fazer a diferença!

O dia do servidor público é comemorado em 28 de outubro, mas infelizmente a profissão é muitas vezes desacreditada e alguns dizem que não há o que comemorar. Porém, nós pensamos diferente: acreditamos nas pessoas e no seu potencial para promover a mudança. Queremos registrar a nossa homenagem a todos os servidores públicos que exercem suas funções com ética, responsabilidade e integridade. Vocês podem fazer a diferença e mudar o rumo do serviço público no Brasil.

O servidor público é todo o profissional que exerce algum cargo, emprego, serventia ou função pública. Suas atividades podem ser em diversas áreas, mas devem sempre atender aos interesses da administração pública. O servidor público, em geral, é selecionado para a função em que atua via concurso público. Salvo exceções, este profissional ocupa sua função de forma perene, podendo seguir carreira, diferente do político que exerce apenas o mandado temporário, mas a remuneração de ambos é fruto da arrecadação de impostos.

Embora ainda não seja em sua totalidade, o setor público já vem implantando a gestão por competências. Ao estabelecer processos mais claros e ágeis, definir metas e avaliar os resultados, fica evidente o quanto o papel do servidor público é fundamental e a importância de valorizá-lo. A gestão por competência é positiva tanto para o servidor público, quanto para a sociedade, pois aumenta a qualidade dos serviços prestados.

Quem faz o serviço público são as pessoas, que precisam ser valorizadas. Assim como no serviço privado, o servidor público precisa ter clareza de suas funções, dos objetivos que deve alcançar e também deve ter voz ativa para propor melhorias no processo. Além disso, a tecnologia é um suporte que estimula a produtividade e melhora o desempenho do servidor público. O trabalho do CIGA é esse: oferecer sistemas que melhorem a gestão e os processos, simplificando a atividade do servidor público e promovendo a transparência pública, essencial para a atividade pública.

Você que é servidor público, compartilhe conosco os seus maiores desafios.

Foto: Divulgação/Shutterstock