Simples Nacional: saiba como Rio Branco aumentou a arrecadação

Na semana passada o Consórcio de Informática na Gestão Municipal – CIGA capacitou mais duas capitais brasileiras para o uso do programa para a Gestão do Simples Nacional. Foi a vez de os servidores de Rio Branco, capital do Acre e Porto Velho, capital de Rondônia receberem o treinamento para tirar melhor proveito da solução fornecida pelo CIGA. O instrutor foi o diretor executivo do consórcio, Gilsoni Lunardi Albino.

O sistema de Gestão do Simples Nacional simplifica as atividades do fisco municipal, tornando a fiscalização mais ágil e auxiliando na geração de relatórios. A solução analisa os dados que são declarados pelas empresas optantes pelo Simples Nacional à Receita Federal. Para garantir o dinamismo das ações, as informações são atualizadas diariamente e consolidadas em formato que facilita o acompanhamento e fiscalização.

Os resultados alcançados por Rio Branco

O município de Rio Branco implantou a versão avaliação do sistema de Gestão do Simples Nacional. Durante cerca de 60 dias, os servidores que atuam na gestão fiscal usaram a ferramenta em suas atividades cotidianas, cruzando os dados com os sistemas municipais de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços, Sistemas de Cadastros entre outros. O resultado foi um aumento significativo na arrecadação do município. Rio Branco aumentou aproximadamente 1 milhão e meio de reais em recolhimento de imposto sobre serviço após a implantação do sistema fornecido pelo CIGA.

Segundo o auditor fiscal de tributos de Rio Branco, Josué Alexandre de Oliveira Junior, o uso do sistema de Gestão do Simples Nacional foi um sucesso, pois permitiu identificar muitas divergências em declarações de empresas optantes pelo regime do Simples Nacional. “Extraímos as informações do sistema e notificamos as empresas sobre as irregularidades, com isso aumentamos a arrecadação do município, que até então girava em torno de 2 milhões de reais e com o uso dessa solução superou os 3 milhões e meio de reais. Sem dúvida a implantação do sistema de Gestão do Simples Nacional nos trouxe um retorno muito positivo.

No postGestão do Simples Nacional e o controle da arrecadação” já havíamos citado que além de favorecer o aumento no recolhimento de impostos, o sistema também auxilia no controle da inadimplência e até a identificar indícios de sonegação fiscal. A prefeitura pode comparar os dados cadastrais dos contribuintes municipais com informações da DASD e DEFIS.

Os municípios que também desejam contratar o Programa de Gestão do Simples Nacional devem se consorciar ao CIGA. Para conferir se o seu município é consorciado clique aqui. Caso contrário, basta aprovar a Lei de Consorciamento na Câmara Municipal de Vereadores, todas os passos para o consorciamento estão disponíveis aqui.