Sistema de informações geográficas permitirá acompanhamento e tomada de decisões precisas na área de saúde dos municípios

Sistema de informações geográficas permitirá acompanhamento e tomada de decisões precisas na área de saúde dos municípios

O Ciga GEO – Saúde é um módulo da solução de GEO do CIGA para que os municípios consorciados possam georreferenciar e gerir o status de endemias, bem como mapear os equipamentos de saúde disponíveis como hospitais, unidades de saúde, leitos, UTIs, hospitais de campanha. Além disso, permitirá combinar os dados coletados com diversas outras fontes de dados públicas para gerar um monitoramento das diversas áreas geográficas através de mapas, gráficos, análises geográficas e análises preditivas. Com isso, o Ciga GEO permitirá apoiar e assessorar às Administrações Públicas Municipais, Associações de Municípios, Consórcios Públicos e o Estado nas suas diversas áreas de atuação, promovendo a segurança da saúde da população. 

O módulo de informações da saúde no CIGA Geo faz parte de um conjunto de medidas do Sistema FECAM para apoiar os municípios, pois existe uma preocupação por parte dos gestores municipais com os demais serviços de atenção básica, já que a diminuição de procedimentos eletivos durante a Pandemia do COVID-19 pode ter agravado quadros e doenças que podem acabar se tornando crônicas.

O módulo tem formulários específicos de coleta de dados, os quais poderão ser utilizados por agentes de saúde municipais, mantendo todos os protocolos de segurança exigidos pela área da saúde. As informações permitirão uma gestão precisa com possibilidade de analogias por bairros, regiões e, ainda, cruzar dados com outras áreas, como por exemplo ocorrências de casos próximos às áreas comerciais, industriais ou próximas aos locais de educação.

O módulo será disponibilizada sem custos aos municípios que, além do momento de enfrentamento do COVID-19, poderão utilizá-la para controle de outras endemias, tais como dengue e febre amarela, ressalta o Presidente do CIGA e Prefeito de São Martinho, Robson Jean Back.

Além dos municípios individualmente, os consórcios públicos municipais de saúde e as associações de municípios farão parte da estratégia de informações e de gestão do sistema, a fim de manter a interoperabilidade de informações e permitir o recebimento e o fornecimento de informações de outros sistemas, evitando retrabalho da coleta e disseminação das informações.  

O acesso ao módulo do sistema é restrito pelo endereço https://saude.geo.ciga.sc.gov.br/. Os municípios que ainda não receberam o login podem solicitar orientações para acesso e treinamento pelo e-mail geo@ciga.sc.gov.br. O formulário para obtenção de login e senha está disponível para preenchimento on-line no seguinte link: 

https://docs.ciga.sc.gov.br/interview?i=docassemble.playground4Padroes%3AtermoCigaGeoSaude.yml